sábado, 11 de julho de 2009

Você tem uma ocupação espiritual?

Você tem uma ocupação espiritual?

Jonas 1:8b. “...que ocupação é a tua?????”

Introdução:
Você tem uma ocupação espiritual? Não estou perguntando se você faz parte do grupo vocal da Igreja e nem tampouco se você é dirigente de algum departamento interno na Igreja do Senhor. A pergunta é: Você tem uma ocupação ESPIRITUAL? Talvez tu digas: Eu vivo a orar e a estudar a Bíblia Sagrada ou, quem sabe, tu até dizes: Sou obreiro, prego, ensino, louvo, tenho uma história dentro do templo local, cuido dos idosos, dirijo as vigílias, etc. etc. etc. ENTRETANTO, a pergunta nada tem a ver com tudo isso. ESTOU PERGUNTANDO SE TU TENS UMA OCUPAÇÃO ESPIRITUAL. Possuir uma ocupação ministerial é uma coisa, possuir uma ocupação espiritual é uma outra coisa. Possuir uma ocupação dentro da localidade é uma coisa; possuir uma ocupação espiritual é uma outra coisa. - Todas as vezes que pensamos para responder é porque temos dúvida quanto àquilo que descortina-se à nossa frente. Precisamos saber se temos ou não uma ocupação espiritual. UM NEGÓCIO QUE ENVOLVA NOSSA ALMA, E NÃO APENAS NOSSAS EMOÇÕES. UM NEGÓCIO QUE MEXA COM O NOSSO ESPÍRITO E NÃO APENAS COM NOSSO CÉREBRO.

I-JONAS ENCONTRAVA-SE DIAMETRALMENTE FORA
DO DESTINO DESIGNADO POR DEUS.


O ministério do Profeta Jonas começa quando termina o ministério do Profeta Eliseu.
Jonas foi profeta do Reino do Norte, especificamente em Samaria.
O destino inicial de Jonas era a sangrenta metrópole Nínivita. ENTRETANTO, Jonas encontrava-se dentro de um navio destinado a Tarsis. NÍNIVE era o maior centro assassínio na época da chamada de Jonas. Cidade sanguinária, cruel, indomável, feiticista. O LIVRO DE JONAS É DE CARÁTER MISSIONÁRIO.
Indo para Nínive, certamente Jonas encontraria O ÍDOLO ASSUR, divindade maior da Assíria e, em seguida, encontraria NISROQUE, o ídolo de Nínive. Jonas, todavia, mudara o curso de sua missão.
Em direção a Tarsis, TODAVIA, Jonas seria encontrado por um peixe a serviço de Deus, capaz de engolí-lo e segurá-lo durante três dias consecutivos. DEUS SEMPRE TEM UM PEIXE PARA ENGOLIR E DEPOIS VOMITAR PROFETAS FUJÕES.

II-O QUE ACONTECE QUANDO SOMOS CHAMADOS PARA UMA OCUPAÇÃO ESPIRITUAL E NÃO NOS ADQUAMOS À CHAMADA???


Deus mesmo ESCOLHEU, CHAMOU, NOMEOU e ENVIOU Jonas a Nínive. ENTRETANTO, paralelo a Jonas, o mesmo Deus ESCOLHE, CHAMA, NOME e ENVIA UM PEIXE PARA DISCIPLICAR JONAS.

Deus chama peixes para disciplinar chamados Seus em fuga.
Deus chama peixes para doutrinar profetas fujões.
Deus chama peixes para engolir temporariamente chamados Seus e vomitá-los no destino da chamada. JONAS RECUSOU-SE EMBARCAR NUM NAVIO PARA NÍNIVE, DEUS O FEZ EMBARCAR NO VENTRE DE UM NOJENTO PEIXE QUE, ENTRETANTO, ACHOU EM JONAS MAIS NOJEIRA QUE NELE E O VOMITOU. Há dias que o profeta de Deus, face à desobediência, é mais nojento que o animal irracional.

A POSIÇÃO DE UM PROFETA EM FUGA:

1) A Bíblia revela que Jonas DESCEU a Jope.
2) A Bíblia, no mesmo capítulo 1, revela que Jonas continuou DESCENDO ERRADO. Está escrito que ele DESCEU para dentro de um navio.
3) Ainda no mesmo capítulo Jonas continua descendo de forma errada. A palavra revela que ele DESCEU PARA O PORÃO DO NAVIO E DORMIU UM SONO PROFUNDO, a ponto de ser taxado de DORMENTE. Sim um profeta DORMENTE. No último estágio das descidas erradas, O PROFETA TORNA-SE UM DORMENTE EM SONO PROFUNDO.

O que isso? - Isso é o resultado de trocarmos UMA OCUPAÇÃO DOADA POR DEUS por uma ocupação nossa. Quando Deus doa-nos uma ocupação, ELE mesmo responsabiliza-se por essa ocupação. Quando substituímos a ocupação doada por Deus por uma ocupação nossa, então, DORMIMOS EM PORÕES DE RATOS, VERMES, mesmo em tempos de tempestades. Tornámo-nos insensíveis a quaisquer tipos de tempestades, a ponto dos próprios ímpios chamarem nossa atenção com desrespeito. OS MARINHEIROS TRIPULANTES DO NAVIO TAXARAM JONAS DE DORMENTE, DORMINHÔCO, MORTO.....


Temos ou não uma ocupação espiritual?????
Quem possui uma ocupação espiritual não é apanhado sequer dentro de embarcações estranhas, QUANTO MAIS DORMINDO. Aleluia!!!!!
Quem possui uma ocupação espiritual pode até sofrer calúnias, perseguições e difamações, MAS SEMPRE SERÁ RESPEITADO ATÉ MESMO NOS DOMÍNIOS DAS TREVAS DE SATANÁS.

TEMOS OU NÃO UMA OCUPAÇÃO ESPIRITUAL???????

Davi ENCAROU GOLIAS.
Depois de ENCARÁ-LO DE FRENTE, encurtou seu caminho que era contra Israel.
Depois, ENFRENTOU GOLIAS FERINDO-O E MATANDO-O definitivamente.
DAVI TINHA UMA OCUPAÇÃO ESPIRITUAL.
Deus está nos chamando para UMA GRANDE OCUPAÇÃO ESPIRITUAL.

Nenhum comentário: