segunda-feira, 22 de junho de 2009

UMA MANDA DE QUASE 2000 PORCOS EM ? COMO?

UMA MANADA
DE QUASE
2000 PORCOS
EM ISRAEL? COMO?
Mc 5:9-14

Primeiro, encontramos os demônios abrigando-se num cemitério. Agora, desejam porcos. É ASSIM QUE VIVEM OS ESPÍRITOS DE SATANÁS.
CRIAÇÃO DE PORCOS EM ISRAEL? Leiamos Lv 11:4-8.
Como explicar a presença de porcos em território hebreu?
Respondemos:
PRIMEIRO: Os apascentadores dos porcos estavam em GADARA.
SEGUNDO: GADARA era uma cidade situada a cerca de 10 Km do Mar da Galiléia. Parte sudeste. Constituía-se numa cidade rica e opulenta de Decápolis . DECÁPOLIS ERA UMA CONFEDERAÇÃO DE DEZ CIDADES GREGAS EM PLENO TERRITÓRIO HEBREU.

PORTANTO:
Os apascentadores da manada de quase dois mil porcos não eram hebreus, e sim gentios. Os porcos, portanto, encontravam-se em território gentílico, cidade de Gadara.
Gadara e Gerasa

GADARA: Atual Muqueis – cidade da Jordânia.
GERASA: Atual Jerash – “A Pompéia do Leste de israel”.
Em algumas antigas traduções bíblicas do Novo Testamento, no que tange aos fatos da presença de Jesus em Gadara, lê-se GERGESENOS no lugar de GADARENOS. Por quê?

Entendamos: Gadara era uma das mais importantes cidades de δεκαπολει. No fato bíblico que envolve a libertação de dois endemoninhados, além do nome GADARA, costuma aparecer outros nomes:
“Gergesenos” e "gerasenos"

Tanto GADARA quanto os outros dois nomes são significativos no que tange ao milagre provocado por Jesus.
Gergesa era uma vila de Gadara.
Gerasa, mesmo inferior territorialmente, era a cidade central de Decápolis. GADARA era mais populosa e possuía um território maior...

Mateus 8:28 “E, tendo chegado à outra margem, à província dos GADARENOS”.
Marcos 5:1 “E chegaram à outra margem do mar , à província* dos gadarenos”.
* PROVÍNCIA – Do latim PROVINCIA = “Entre os antigos romanos, região conquistada fora da Itália e administrada por um governador patrício ”.

Lucas 8:26 “E navegaram para ‘a terra dos gadarenos’, que está defronte da Galiléia”.

NOTA: A cidade de Gadara situava-se no território de Gerasa , que vivia sob o domínio do Império Grego , a leste da Palestina, aproximadamente 57 km de Amã.
Os habitantes de Gadara, ou seja, os gadarenhos, eram muito supersticiosos, idólatras e preferiam viver isolados da sociedade. Este povo acreditava, segundo a concepção da época, que os maus espíritos eram associados a tudo o que podia contaminar e contagiar, como por exemplo, as doenças de lepra e também com animais que devorassem de maneira voraz as suas presas, como por exemplo, os porcos, javalis, etc.

GADARA: Cerca de 10 Km a sudeste do Mar da Galiléia.
GERASA: 55 km a sudeste do Mar da Galiléia.

Nenhum comentário: