domingo, 21 de outubro de 2007

A ALMA DE ANA

A ALMA DE ANA

Texto bíblico: 1 Sam. 1:15 (última parte) “...tenho derramado a minha alma perante o SenhoTrês palavras privativas de Deus quando o crente ora:
SIM! AGUARDE! NÃO!
Elias orou no Monte Carmelo em busca de fogo: DEUS RESPONDEU-LHE IMEDIATAMENTE COM FOGO.
Elias orou para morrer: DEUS DISSE-LHE: Não!!!!
Elias orou para chover sobre Israel: DEUS RESPONDEU-LHE COM CHUVA SIM, MAS DEPOIS DE MUITA INSISTÊNCIA DE ELIAS.
A MENSAGEM DE ANA encontra-se no rol das mensagens mais pregadas dentro de templos evangélicos. O nome ANA significa GRAÇA. ANA era uma mulher cheia da Graça de Deus não para ser uma mulher ENGRAÇADA, e sim para INTERCEDER POR CAUSAS IMPOSSÍVEIS.
É preciso ser cheio da Graça de Deus para INTERCEDER POR CAUSAS IMPOSSÍVEIS.
Ana era cheia da Graça da HUMILDADE diante de piadas humilhantes..
Cheia da Graça DA ESPERANÇA diante das promessas divinas cotidianamente no seu coração de crente.
Cheia da Graça DA CONFIANÇA para não retroceder nas suas intercessões.
Cheia da Graça DA FÉ para OUVIR e CRER em Deus.......

No Velho Testamento, no mundo antigo, mulher aprazível e virtuosa era aquela que podia gerar filhos. MULHERES que não pudessem dar filhos a seus maridos, eram publicamente desprezadas. Repudiadas. Algumas, inclusive, eram forçadas a liberar o divórcio ao marido. UMA HUMILHAÇÃO.
Os homens, no entanto, caso abrissem mão do divórcio, tinham o apoio dos mestres da Lei Mosaica para gerar filhos ao lado de outra mulher. UMA SITUAÇÃO CONSTRANGEDORA.

AGAR deitou-se com o marido de Sara, Abraão, gerando-lhe um filho.
GERALMENTE, a segunda, esbanjando suas vantagens biológicas ESCARNECIA A MULHER LEGÍTIMA.

ANA era uma mulher estéril, impossibilitada de dar filhos a seu marido. CONSEQUENTEMENTE, Penina, a substituía ao lado de EUCANA. O nome PENINA significa “CORAL” – O nome aponta para uma terrível e mortal VÍBORA. O MUNDO ESTÁ INFESTADO DE MILHARES DE PENINAS. MULHERES VÍBORAS.
PENINA transformara-se numa tortura mental para Ana. Pois, Ana, diuturnamente era zombada por Penina.
Os filhos de Penina com Elcana eram tão indecentes diante de Ana que Deus sequer permitiu que seus nomes fossem registrados nas páginas da Bíblia Sagrada.
Elcana, por seu lado, jamais tomava uma decisão positiva em benefício de sua sempre humilhada e rejeitada esposa.
Por outro lado, APARENTEMENTE, Ana tinha APARENTES MOMENTOS DE DESEQUILÍBRIO MENTAL até mesmo para o sacerdote ELI.

AMADOS, há lutas que atingem o fator emocional dos servos de Deus.
Foi assim com Jó.
Palavras de Jó na Capítulo 21:5 “ Olhai para mim e pasmai; e ponde a mão sobre a boca (GESTO NATURAL DE ESPANTO).
Vers. 7. “por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda esforçam-se em busca de mais poder”.
Vers. 9. “Sem temor, há paz em suas casas; e a vara de Deus não está sobre eles”.
Vers. 14 “estão sempre a dizer a Deus: RETIRA-TE DE NÓS, porque não desejamos ter conhecimento do teu caminho”.
Vers.11 “Os filhos dos ímpios andam saltando de alegria.
29:2 “Ah! Quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias que Deus me guardava... Vers.5 “...quando o Todo-Poderoso ainda estava comigo”.
Foi assim com Davi. Palavras de Davi em dias de extrema tristeza registradas no Salmo 13:1-2 “Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando te consultarei com a minha alma (VONTADE, SENTIMENTO, RAZÃO), tendo tristeza no meu coração a cada dia que passa? Até quando o meu inimigo vai continuar se exaltando sobre mim? HÁ LUTAS QUE SACODEM VIOLENTAMENTE O FATOR EMOCIONAL DOS SERVOS DE DEUS.
“...tenho derramado a minha alma perante o Senhor” PALAVRAS DE ANA.

ALMA DERRAMADA: No original Ana declara que sua alma está INTERCEDENDO em grande aflição.
OS SENTIDOS BÁSICOS DA ALMA: Sentimento – razão e vontade.
ANA tinha um marido de direitos, mas não tinha um esposo de fatos que pudesse ajudá--la.

ANA não podia contar com a compreensão e socorro do sacerdote ELI.
ANA não possuía sequer um filho que pudesse acalentá-la.
ANA era sozinha, desprezada, sofrida, rejeitada.
UMA FRASE ETERNA: A vida na terra, para o crente, é uma grande viagem. SOMOS PEREGRINOS E FORASTEIROS. Jesus jamais prometeu-nos que nessa viagem não seríamos jamais atacados PELAS TEMPESTADES, PELO SOL, PELA CHUVA, PELO FRIO. Prometeu sim, ESTAR CONOSCO ATÉ À CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. Aleluia!

ALMA DERRAMADA é sinônimo de INTERCESSÃO em tempos de angústia e dor (expl.)
A intercessão de Ana lhe trouxe Samuel. Um profeta, um sacerdote. INTERCEDA HOJE. Deus deseja colocar um profeta na sua família .......

Nenhum comentário: