domingo, 28 de fevereiro de 2010

Salmo 18:4-6 ESPECIFIQUEMOS O VERSÍCULO 4

Salmo 18:4-6
ESPECIFIQUEMOS
O VERSÍCULO 4


QUATRO - Cordéis de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
CINCO - Cordas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
SEIS - Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Revelação de Davi após deixar o trono de Judá em Hebrom e assumir todo o Estado de Israel. ELE fala não somente das perseguições sofridas diante de Saul, mas também das conseqüências psicológicas e físicas dessas perseguições...
Há conflitos psicológicos ou não que promovem uma terrível escala de destruição:


• PRIMEIRO, Vem a tristeza...
• (depois, logo atrás, de imediato) – SEGUNDO: Vem a angústia.
• A seguir (TERCEIRO): Manifesta-se o medo de não ver-se livre...
• QUARTO - Manifesta-se o pânico: MEDO FORA DE CONTROLE.
• QUINTO - O desespero.
• SEXTO - A chamada encefalia aguda.
• SÉTIMO, FINALMENTE: as conseqüências de uma encefalia aguda:
Uma loucura (demência)
Um derrame cerebral parcial, imparcial ou acompanhado de morte.


Olhemos para a situação de Davi. Uma tortura que começou na infância de Davi e o acompanhou até a idade adulta – O Salmo 18 saiu desse troço - o salmista já beirava a idade de trinta e dois anos.
VERSÍCULO QUATRO - Cordéis de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
VERSÍCULO CINCO - Cordas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.


VERSÍCULO SEIS - Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.


Versículo 4
Cordéis. Heb: Chevel (sing). (cheveiym) àAjuntamento de cordas de fios torcidos – Conjunto de coisas enfiadas num fio.
Morte. Heb. mavet - O fim da vida.
Cordéis de morte. Heb. cheveiym mavet à Ajuntamento de coisas torcidas que acabam com a vida.


“Cordéis de morte me cercaram”
Cercar. Heb. Guider - Significa: Rodear, apertar e impedir os movimentos.

“Torrentes de impiedade
me assombraram”
Torrentes. Heb. afiq - Curso de água impetuoso e de grande velocidade. Abundância, grande quantidade de coisa que cai ou jorra – SÉRIE de coisas que se sucedem.
Impiedade vem do hebraico resha' que, por sua vez, vem da raiz rasha' e significa: “ser ímpio, agir impiamente”.
Nota: A forma grosseira e rude como tratamos parentes e amigos, nem sempre é desabafo, pode perfeitamente revelar alguém cercado . “Cordéis de morte me cercaram”.SERIAM PROBLEMAS? PERSEGUIÇÕES? DEMÔNIOS FEROZES? ATOS PECAMINOSOS? MALDIÇÕES? .....

“Torrentes de impiedade
me assombraram”
Obs: A própria pessoa pode estar assombrada consigo mesma... É POSSÍVEL ISSO!!!!!
CONTRA DAVI: o assombro procedia de Saul e seus homens.
MAS existem crentes assombrados consigo mesmos. Por quê????

Assombro. Heb. tadhemá - Pavor, pânico, grande medo e terror.

O Mapa da vitória do salmista
Encontra-se no versículo 6
Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus;
desde o seu templo ouviu a minha voz
e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.


Um comentário:

joseguimaraesesilva disse...

O importante desse estudo bíblico é saber que Deus ouve nosso clamor e nos atende. Clamei ao SENHOR e Ele me ouviu.
Glória a Deus.