domingo, 14 de outubro de 2007

O PODER DO LOUVOR

O Poder do Louvor

Textos bíblicos: 1 Crônicas 25:1 e 1 Sam 16:14-23.

Introdução

A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, revela-nos dois tipos de louvores extremamente poderosos.
O primeiro louvor, aponta para cima; o segundo outro louvor, aponta para baixo.
O primeiro louvor é atividade do crente; o segundo louvor é atividade divina.
O primeiro louvor adora a deus; o segundo louvor é libertação divina em prol do crente.

I – O Primeiro Louvor

Lemos em Salmos 146:1a. “Louvai AO Senhor”.

Este primeiro tipo de louvor é usado pelo crente para unicamente adorar a Deus e nada mais que isso.

Salmo 98:1a. “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ELE fez maravilhas”.

A Bíblia Sagrada é o livro dos fatos e das COISAS NOVAS. Há coisas e fatos que eram velhos sim, mas Deus os tornou NOVOS. Homens velhos foram transformados em HOMENS NOVOS. Fatos e coisas velhos foram abolidos para dar lugar a COISAS E FATOS NOVOS. A Lei era velha, então Deus chamou o Senhor Jesus Cristo para trocá-la por uma LEI NOVA. Tudo na Bíblia Sagrada, após a vinda de Jesus a Israel, está comprometido com a natureza NOVA. A salvação é NOVA. A Lei é NOVA. A pregação é UMA NOVA PREGAÇÃO. O ensino é UM NOVO ENSINO. As revelação são NOVAS. O homem deve ser NOVO. O povo de Deus É UM NOVO POVO. A adoração a Jeová é UMA NOVA ADORAÇÃO. A paz é NOVA. O Monte da salvação deixou de ser o Sinai para dar lugar a UM NOVO MONTE: “O Céu”. Enfim, na presente era tudo é e deve ser absolutamente NOVO.

UM NOVO CÂNTICO

No grego, CÂNTICO é hymnos. HYMNOS significa “CÂNTICO DE LOUVOR”.
A palavra grega PSALMOS, no grego, significa “CÂNTICO SAGRADO”.
PSALLÕ é a palavra grega para “CANTAR UM HINO DE LOUVOR”.

No latim, CÂNTICO é CANTICU. Significa “HINO EM HONRA DA DIVINDADE”.

JESUS – FATOS NOVOS E O CRENTE

Lemos em Marcos 16:17 “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão OS demônios; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS”.
Em João 3:3, lemos: “...aquele que não NASCER DE NOVO não pode ver o reino de Deus”.
João 13:34 “Um NOVO MANDAMENTO vos dou: Que vos ameis uns aos outros”.
Em Apocalípse 3:12, lemos: “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, A NOVA JERUSALÉM, que desce do Céu, do meu Deus, E TAMBÉM O MEU NOVO NOME”. Em 2:17, O Senhor ainda diz “...dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra UM NOVO NOME ESCRITO”.
Conforme se vê, O Senhor sempre estará comprometido com coisas e fatos NOVOS. O que é velho ele chama para ficar NOVO. O que já é NOVO ele convida para RENOVAR-SE. Palavras de Deus na boca do Profeta Isaías: “os que esperam no Senhor RENOVARÃO as suas forças” – Isaías 40:31. Paulo, em 2 Cor.4:16, revela: “...o homem interior se renova de dia em dia”

A Bíblia Sagrada é o Livro das COISAS E DOS FATOS NOVOS E RENOVADOS. Não há lugar para COISA E FATOS VELHOS..

NOVA JERUSALÉM: Ierousalém Kainém (grego)
NOVA TERRA: Gen Kainém ( grego)
NOVO NOME: Anoma Kainón (grego)
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA Ouranón kainón kaí gen kainen (grego)
Jesus Cristo foi sepultado num SEPULCRO NOVO. João 19:41.
Na eternidade a habitação de Deus será TOTALMENTE NOVA. Isaías 65:17.
Ninguém entrará na eternidade com Deus se não for UMA PESSOA NOVA. Jo.3:3.

“CANTAI AO SENHOR UM CÂNTICO NOVO,
PORQUE ELE FEZ MARAVILHAS”

Não se usa coisas e fatos velhos em agradecimento de coisas NOVAS recebidas de Deus. A Igreja precisa ser UMA IGREJA NOVA. O ministério da Igreja precisa ser UM MINISTÉRIO NOVO. Os jovens precisarão ser JOVENS NOVOS. Os músicos, MÚSICOS NOVOS. Os cantores, CANTORES NOVOS. A vida na Igreja, UMA VIDA NOVA. Tudo deverá ser absolutamente NOVO.
O empregador retribui trabalhos prestados entregando cédulas usadas, velhas ao empregado. O empregado sente-se agradecido. Afinal, a velhice da nota não tira-lhe o valor. ENTRETANTO, coisas espirituais velhas não têm valor algum diante de Deus. O homem NOVO deve apresentar-se a Deus possuindo coisas e fatos NOVOS. Os fatos e as coisas NOVOS somente serão NOVOS se o portador for igualmente NOVO.

“Por que cantar um cântico novo diante de Deus”?

“...ele (DEUS) fez maravilhas” - ENTÃO: “Cantai um cântico novo”.
Dentre os vários vocábulos para A PALAVRA MARAVILHA, no hebraico, destacamos a palavra “môpêt”. A palavra é usada para “MARAVILHA, MILAGRE, SINAL”. Literalmente, no hebraico, no grego e no latim, o significado da palavra encontra-se num patamar acima da palavra MILAGRE. MARAVILHA é quando Deus atinge os princípios da natureza. Exemplos simples: Um aidético curado de AIDS: Milagre. Um canceroso curado de câncer: Milagre. O MAR VERMELHO ABERTO: Maravilha. AS ÁGUAS DO JORDÃO ABERTAS: Maravilha. Satanás temeroso da presença do crente: MARAVILHA.

“Cantai ao Senhor porque ELE fez maravilhas”. O Salmo 98 é uma convocação do salmísta à celebração de um culto em ação de graças diante de Deus.
ISRAEL – Todo o povo da terra e toda a natureza são convocados à celebração de um culto em ação de graças POR MARAVILHAS.

Diante de quem cantar? O
Salmísta revela: “Cantai AO SENHOR”.
Por que cantar? Porque ele FEZ MARAVILHAS.
O que é cantar? É expressar-se com o coração e não com a mente.
QUANDO É QUE O CÂNTICO É NOVO??????
O cântico é novo quando o crente é NOVO e SEMPRE RENOVADO.
O cântico na Igreja do Senhor é o cântico de vidas NOVAS e sempre RENOVADAS.

II – O Segundo Louvor: “O Louvor DO Senhor”

Este tipo de louvor é de caráter libertador.
O capítulo 25:1 de 1 Crônicas, diz: “...para profetizarem com harpas”.

Há um louvor que, enquanto o entoamos, Deus utiliza-se dele para libertar vidas, promover livramentos, cortar laços infernais e até mesmo expulsar demônios. Aleluia! Trata-se do único louvor que liberta. O crente louva e Deus utiliza-se do louvor para profetizar diante de cativeiros, libertando, curando, salvando, etc. etc.

Entendamos, então: Há um louvor entoado pela igreja que, enquanto o povo de Deus o executa como “louvor AO Senhor”, Deus utiliza-se do mesmo louvor para libertar vidas. É “O Louvor DO Senhor”.

EPÍLOGO

Cantemos, pois, cada dia mais. Deus está atento a cada louvor que entoamos. Ele quer e deseja usar esses louvores. Certamente, cativeiros serão abertos e, vidas – famílias – etc. serão libertas e as celebrações de cultos na igreja manifestar-se-ão mais alegres.

027/99135196

Nenhum comentário: